Funcionários do Programa Primeira Infância Cidadã/ Criança Feliz, da Prefeitura de Maceió, emitiram uma nota de repúdio para denunciar uma série de descasos que vêm sofrendo da gestão JHC. Atrasos de pagamentos de salários, vale-transporte, FGTS e falta de equipamentos de proteção individual são as principais queixas.
De acordo com a nota, no último dia 26 de março, o prefeito JHC prometeu, em uma publicação na internet, efetuar o pagamento. Mas os funcionários, que atuam como vistadores sociais, foram informados pela coordenação do programa que ainda não há uma data prevista de pagamento, o que, para eles, reforça o descaso e o desrespeito por parte da prefeitura.
Na terça-feira, 1º de abril, o vereador Rui Palmeira (PSD) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Maceió para denunciar o caso.
O vereador leu trechos de uma nota de repúdio redigida pelos trabalhadores, que relataram ter ficado até dois meses sem receber vale-transporte. A nota expressa “profundo repúdio ao atraso do pagamento dos salários, vale transporte e FGTS, que vem causando vários prejuízos e desrespeito aos funcionários”.
Rui Palmeira destacou a gravidade da situação, ressaltando que, além do atraso nos pagamentos, os funcionários enfrentam a incerteza quanto à data em que receberão seus salários. Ele apelou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) por mais sensibilidade e previsibilidade nos pagamentos.
O vereador solicitou ainda que a Semdes informe aos funcionários a data em que os salários serão pagos, expressando a esperança de que isso ocorra até o sábado, 5 de abril.
O Programa Criança Feliz tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento infantil na primeira infância, de 0 a 6 anos, e facilitar o acesso de gestantes, crianças e suas famílias a serviços públicos essenciais. O programa realiza visitas domiciliares com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Dois trabalhadores buscaram o apoio do vereador Rui Palmeira para denunciar a situação e buscar uma solução para o atraso nos salários.