O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou nesta terça-feira (20) os alertas para chuvas em Alagoas e reduziu de 87 para 50 o número de municípios sob risco de transtornos. O alerta laranja (perigo) foi encerrado, mas segue em vigor o alerta amarelo (perigo potencial), válido até a próxima quinta-feira (22).

    Segundo o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, com ventos intensos de até 60 km/h. Embora o risco seja considerado baixo, ainda há possibilidade de alagamentos pontuais, quedas de galhos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

    Cidades ainda sob alerta

    Entre os municípios que permanecem em estado de atenção estão Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, Coruripe, Maragogi, Porto Calvo, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Satuba e outros 40 espalhados entre o Litoral, Agreste e Zona da Mata.

    O alerta laranja, que indicava chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h, foi encerrado na noite de segunda-feira (20), após atingir grande parte do estado.

    Recomendações de segurança

    O Inmet reforça as orientações para a população em caso de rajadas de vento:

    • Não se abrigar sob árvores;
    • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas;
    • Evitar o uso de aparelhos ligados à tomada;
    • Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

    As condições climáticas adversas são provocadas pela instabilidade atmosférica que atinge Alagoas desde o último sábado (17). Equipes da Defesa Civil seguem monitorando áreas de risco.

    Share.