Um incêndio de grandes proporções atingiu uma loja de materiais para piscina na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), no bairro da Jatiúca, em Maceió, durante a madrugada desta sexta-feira (23). O fogo consumiu boa parte do estoque e liberou uma fumaça densa e tóxica, provocada por produtos químicos como cloro.
Dez gatos que viviam no local morreram por inalação da fumaça. Outros sete foram resgatados com vida pelas equipes de resgate. Um casal de idosos, que morava no andar superior do imóvel, conseguiu sair sem ferimentos.
O Corpo de Bombeiros mobilizou cinco viaturas para combater o incêndio, que teve início por volta das 3h15. Segundo os militares, foi necessário arrombar a entrada da loja para controlar as chamas. O trabalho de rescaldo e contenção da fumaça ainda seguia pela manhã.
As causas do incêndio ainda são investigadas, mas há suspeita de curto-circuito causado pela umidade, de acordo com o tenente Olegário, que atendeu a ocorrência. “Pode ter molhado um fio, e ele entrado em curto. O proprietário afirmou que não havia nada ligado na eletricidade”, explicou.
Devido à estrutura antiga do imóvel, que antes abrigava uma padaria, a fumaça escapou por uma chaminé desativada, aumentando a dispersão de gases tóxicos. Os bombeiros destacaram que o combate foi dificultado pela presença de materiais químicos, exigindo reforço de guarnições do Trapiche, Pajuçara e Serraria.
Uma casa nos fundos do estabelecimento apresentou rachaduras e será avaliada pela Defesa Civil Municipal. O trecho da avenida foi interditado e deve ser liberado até as 9h. A perícia será acionada para identificar oficialmente a origem do incêndio.