A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais colocou o estado de Alagoas em situação de atenção devido à previsão de chuvas intensas entre esta quinta-feira (15) e o sábado (17). O alerta vale especialmente para o Litoral, a região metropolitana de Maceió e a Zona da Mata.

    Segundo o boletim, as pancadas de chuva podem gerar acumulados significativos e rajadas de vento moderadas. A formação de áreas de nebulosidade convectiva está associada a cavados em baixos e médios níveis da atmosfera e a distúrbios ondulatórios de leste sobre o Oceano Atlântico.

    Há risco de alagamentos, elevação do nível de pequenos córregos e riachos, além de deslizamentos de terra em áreas de encosta. Apesar disso, até o momento, não há risco de elevação nos principais rios e lagoas do estado. A superintendência informou que continua monitorando a situação e novas atualizações podem ser emitidas a qualquer momento.

    Em Maceió, a Defesa Civil também emitiu alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana, com acumulado de até 100 milímetros. Segundo o coordenador do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Municipal, Hugo Carvalho, o volume representa mais de 30% da média histórica de todo o mês de maio, que é de 295 milímetros.

    A orientação para moradores de áreas de risco é buscar locais seguros ao menor sinal de perigo. Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, que funciona 24 horas. As equipes estarão de plantão durante todo o fim de semana para monitoramento e atendimento de ocorrências.

    Share.