A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) reclassificou, nesta terça-feira (21), o nível de alerta meteorológico. O estado de alerta máximo foi substituído pela condição de “atenção”, com previsão de redução nos volumes de chuva nas próximas horas nas regiões de Maceió, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

    Segundo a Semarh, a atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera sobre o oceano Atlântico, na costa leste do Nordeste, continua favorecendo a formação de áreas de instabilidade. A previsão é de chuvas com intensidade moderada no estado, com atenção especial para o Litoral, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco.

    Apesar da mudança, a manhã ainda foi de chuva intensa em Maceió. Durante a madrugada, no entanto, o volume acumulado já foi menor do que o registrado nos últimos dias.

    O solo encharcado em diversas regiões mantém o risco de alagamentos em áreas com drenagem urbana deficiente, além da elevação do nível de córregos e riachos. Também permanece o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.

    A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições meteorológicas. Caso haja aumento no volume de chuvas ou agravamento das condições, novos alertas poderão ser emitidos a qualquer momento.

    Share.